sábado, 7 de março de 2009

GABARITO DO SIMULADO

GEOGRAFIA

01. Resposta: (letra d)
02. Resposta: (letra e)

03. Resposta: Obs: como é uma pergunta de EXCETO, todas as respostas estão corretas com exceção de uma, que pelo gabarito seria a letra (e), porém a proposição (d) também estaria incorreta. Esta questão seria anulada, pois é uma questão antiga, uma vez que segundo o IBGE, atualmente nascem mais homens que mulheres, porém a expectativa de vida das mulheres é superior a dos homens, e a mortalidade entre os homens é superior a das mulheres, devido a envolvimentos em violência, drogas, acidentes no transito, no trabalho etc.
Duvidas consultar fonte do IBGE no site:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/populacao/populacao_no_brasil.html
0.4 Resposta: (letra b)
0.5 Resposta: (letra d)

06. Resposta: (letra “d” e “e”) Obs: a questão seria anulada, pois aceita duas proposições a letra d:
*O efeito de maritimidade faz que a amplitude seja menor quanto uma região se encontra próxima do mar. Pois o mar funciona como um regulador térmico. Como a água se aquece rapidamente e retém calor por mais tempo que o solo, a temperatura das regiões litorâneas se mantém praticamente constante, pois de dia enquanto ainda está quente, a água absorve o calor do sol e, à noite, quando deveria estar frio, a irradiação lenta do calor absorvido pela massa de água faz com que o ar em torno se aqueça, mantendo a temperatura.
*Já a continentalidade é o contrário. Quanto mais distante do litoral (ou mais no interior dos continentes), maior é a amplitude térmica de determinada região. Ou seja, devido à rapidez com que o solo irradia calor e baixa capacidade de absorção, os invernos são mais rigorosos e a diferença de temperatura entre o dia e a noite também é grande.
Maritimidade variações térmicas menores = menor amplitude térmica.
Continentalidade variações térmicas maiores = maior amplitude térmica

Letra e: A massa identificada no nº4 é a Polar Atlântica que atua em nosso território apenas durante o inverno. E a região amazônica pode sofrer influência dessa massa de ar, que atinge a Amazônia ocidental ocasionando um fenômeno denominado "friagem", ou seja, súbito rebaixamento da temperatura em uma região normalmente muito quente.
07. Resposta: (proposição VI)
08. Resposta: (letra f)



ATUALIDADES

01. Resposta: (letra c)
02. Resposta: (letra e)
0.3 Resposta: (letra a)
0.4 Resposta: (letra f)

Nenhum comentário:

Postar um comentário