quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

MASSAS DE AR


*Massa de ar é uma parcela extensa e espessa da atmosfera, com milhares de quilômetros quadrados de extensão, que apresenta características próprias de pressão, temperatura e umidade, determinadas pela região na qual se origina. Devido às diferenças de pressão, as massas de ar que compõem a atmosfera estão em constante movimento.
*Devido à rotação da Terra, as massas de ar estão em constantes movimentos. Os deslocamentos dessas massas acontecem de uma área da alta pressão para uma área de baixa pressão, por causa da diferença de temperatura atmosférica, que produz uma diferença de densidade resultando em diferentes pressões.
*No estudo do clima brasileiro, deve-se primeiramente definir quais são os sistemas climáticos que atuam no território nacional.
*Três tipos de massas de ar (equatorial, tropical e polar) atuam no Brasil, dependendo da zona de origem, subdividem-se em continentais ou atlânticas. Assim um total de cinco massas de ar atua decisivamente sobre o território brasileiro influenciando as caracteristicas climaticas.
*O nome da massa de ar representa o lugar em que ela se forma e a partir daí, é possível saber as características da mesma. Por exemplo, uma massa de ar polar será fria, uma massa continental terá maiores chances de ser seca, etc.
*Ec: MASSA DE AR EQUATORIAL CONTINENTAL: se origina sobre a Regiao Amazônica caracteriza-se por ser quente e úmida, a umidade provém da Floresta Amazônica.
*Ea: MASSA DE AR EQUATORIAL ATLÂNTICA: se originados ventos Alíseos do anticiclone de A~çores (Atlântico Norte) e caracteriza-se por ser quente e úmida.
*Tc: MASSA DE AR TROPICAL CONTINENTAL: se originano leste dos Andes ao sul do Trópico na zona continental, caracteriza-se por ser qunte e seca.
*Ta: MASSA DE AR TROPICAL ATLÂNTICA: se origina do anticiclone do Atlântico Sul, é quente e umida.
*Pa: MASSA DE AR POLAR ATLÂNTICA: se origina na zona fria do Copntinente Antártico e na banquisa fixa, caracteriza-se por ser fria e úmida, atua no território brasileiro durante o inverno.
*FRENTE: Quando duas ou mais massas de ar se encontram formam entre elas uma faixa de instabilidade meteorológiva, é o que denomina-se frente. AQuando há o encontro de duas massas de ar quente tem origem uma frente quente; quando há o encontro de duas massas de ar frias ou uma fria com uma quente, tem origem uma frente fria.



2 comentários: